patrocinio

patrocinio
ligação patrocinador

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Evangelho comentou, «As minhas ovelhas escutam a minha voz; Eu conheço-as e elas seguem-Me» S. João 10,22-30.

Livro dos Actos dos Apóstolos 11,19-26. 
Naqueles dias, os irmãos que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada pelo caso de Estêvão, caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia. Mas anunciavam a palavra apenas aos judeus. 
Houve, contudo, entre eles alguns homens de Chipre e de Cirene, que, ao chegarem a Antioquia, começaram a falar também aos gregos, anunciando-lhes o Senhor Jesus. 
A mão do Senhor estava com eles e foi grande o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. 
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia. 
Quando este chegou e viu a ação da graça de Deus, encheu-se de alegria e exortou a todos a que se conservassem fiéis ao Senhor, de coração sincero; 
era realmente um homem bom e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão aderiu ao Senhor. 
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo 
e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia. Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, se deu aos discípulos o nome de «cristãos». 



Livro de Salmos 87(86),1-3.4-5.6-7. 
O Senhor ama a cidade, 
por Ele fundada sobre os montes santos; 
ama as portas de Sião 
mais que todas as moradas de Jacob. 

Grandes coisas se dizem de ti, ó cidade de Deus. 
Contarei o Egipto e a Babilónia entre os meus adoradores; 
a Filisteia, Tiro e a Etiópia, uns e outros ali nasceram. 
E dir-se-á em Sião: «Todos lá nasceram, 

o próprio Altíssimo a consolidou». 
O Senhor escreverá no registo dos povos: 
«Este nasceu em Sião». 
E irão dançando e cantando: 

«Todas as minhas fontes estão em ti». 



Evangelho segundo S. João 10,22-30. 
Naquele tempo, celebrava-se em Jerusalém a festa da Dedicação do templo. Era inverno 
e Jesus passeava no templo, sob o Pórtico de Salomão. 
Então os judeus rodearam-n’O e disseram: «Até quando nos vais trazer em suspenso? Se és o Messias, diz-nos claramente». 
Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não acreditais. As obras que Eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de Mim. 
Mas vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. 
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer, ninguém as arrebatará da minha mão. 
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. 
Eu e o Pai somos um só». 

«As minhas ovelhas escutam a minha voz; Eu conheço-as e elas seguem-Me»

A marca distintiva das ovelhas de Cristo é a sua capacidade de escutar e de obedecer, enquanto as outras ovelhas se distinguem pela sua desobediência. Entendemos o verbo «escutar» no sentido do consentimento ao que foi dito. E aqueles que O escutam são conhecidos de Deus, porque «ser conhecido» significa estar unido a Ele. Mas não há ninguém que seja totalmente ignorado por Deus; por isso, quando Cristo disse: «Eu conheço as minhas ovelhas», queria dizer: «Eu as acolherei e as unirei a Mim de um modo místico e permanente.» Podemos dizer que, ao fazer-Se homem, Ele Se assemelhou a todos os homens pelo facto de tomar a sua natureza: estamos todos unidos a Cristo por causa de sua encarnação. Mas aqueles que não guardam a semelhança com a santidade de Cristo tornam-se estranhos para Ele. […]

«As minhas ovelhas seguem-Me», diz ainda Cristo. Na verdade, pela graça divina, os crentes seguem os passos de Cristo. Estes não obedecem aos preceitos da antiga Lei, que era uma prefiguração, mas, seguindo pela graça os preceitos de Cristo, elevam-se à sua altura, de acordo com a sua vocação de filhos de Deus. E, quando Cristo sobe ao céu, eles seguem-No.




Nenhum comentário:

Postar um comentário