patrocinio

patrocinio
ligação patrocinador

domingo, 26 de abril de 2015

Evangelho comentou, «O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas» S. João 10,11-18.

Livro dos Actos dos Apóstolos 4,8-12. 
Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: «Chefes do povo e anciãos, 
já que hoje somos interrogados sobre um benefício feito a um enfermo e o modo como ele foi curado, 
ficai sabendo todos vós e todo o povo de Israel: É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença. 
Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular 
. E em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos». 



Livro de Salmos 118(117),1.8-9.21-23.26.28cd.29. 
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. 
Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos homens. 
Mais vale refugiar-se no Senhor, do que fiar-se nos poderosos. 
Eu Vos darei graças porque me ouvistes e fostes o meu Salvador. 

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. 
Tudo isto veio do Senhor: é admirável aos nossos olhos. 
Bendito o que vem em nome do Senhor, da casa do Senhor nós Vos bendizemos. 
Vós sois o meu Deus: eu Vos darei graças. 

Vós sois o meu Deus: eu Vos exaltarei. 
Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. 



1ª Carta de S. João 3,1-2. 
Caríssimos: Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto. Se o mundo não nos conhece, é porque não O conheceu a Ele. 
Caríssimos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é. 



Evangelho segundo S. João 10,11-18. 
Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. 
O mercenário, como não é pastor, nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. 
O mercenário não se preocupa com as ovelhas. 
Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me, 
do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. 
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. 
Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. 
Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai». 

«O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas»

«Eu sou o bom pastor». Cristo pode dizer com propriedade «Eu sou», já que para Ele nada pertence ao passado nem ao futuro: tudo nele é presente. Como afirma de Si mesmo no Apocalipse: «Eu sou o Alfa e o Ómega, Aquele que é, que era e que há-de vir, o Todo-Poderoso» (Ap 1,8); e no Êxodo: «Eu sou Aquele que sou. Assim dirás aos filhos de Israel: "'Eu sou' enviou-me a vós"» (Ex 3,14).

«Eu sou o bom pastor». A palavra «pastor» vem do termo «pastar». Cristo serve-nos diariamente, no sacramento do altar, o repasto da sua carne e do seu sangue. Jessé, pai de David, disse a Samuel: «Resta ainda o [filho] mais novo, que anda a apascentar as ovelhas» (1Sam 16, 11). Também o nosso David, pequeno e humilde, apascenta as suas ovelhas como bom pastor. [...] 


Lemos ainda em Isaías: «É como um pastor que apascenta o rebanho [...], leva os cordeiros ao colo e faz repousar as ovelhas que têm crias» (Is 40,11). [...] Com efeito, ao conduzir o seu rebanho à pastagem, ou no regresso, o bom pastor reúne os cordeirinhos que ainda não conseguem andar, toma-os nos braços e leva-os junto ao peito; leva também as ovelhas que vão dar à luz e as que acabaram de ter as crias. Assim também Jesus Cristo: dia após dia, Ele alimenta-nos com os ensinamentos do evangelho e os sacramentos da Igreja; reúne-nos nos seus braços, estendidos sobre a cruz, «para congregar na unidade os filhos de Deus que estavam dispersos» (Jo 11,52); e aconchega-nos no seio da sua misericórdia, como uma mãe aconchega o seu filho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário