patrocinio

patrocinio
ligação patrocinador

terça-feira, 3 de março de 2015

Evangelho comentou,Ele disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém S. Mateus 20,17-28

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, chamou à parte os Doze e durante o caminho disse-lhes:
«Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte 
e O entregarão aos gentios, para ser por eles escarnecido, açoitado e crucificado. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitará». 
Então a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. 
Jesus perguntou-lhe: «Que queres?» Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». 
Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?» Eles disseram: «Podemos». 
Então Jesus declarou-lhes: «Haveis de beber do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». 
Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. 
Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. 
Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo 
e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. 
Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens». 



Evangelho comentou

«De nada vos serve levantar muito cedo» (Sl 126,2). Que quer isto dizer? […] Cristo, nosso Dia, levantou-Se; é bom que nós nos levantemos depois de Cristo e não antes. Quem são os que se levantam antes de Cristo? […] São os que, aqui na terra, querem ser elevados, enquanto Ele quis ser humilde. Portanto, sede humildes neste mundo, se quereis ser exaltados onde Cristo é exaltado. Com efeito, Ele disse de quem a Ele aderiu pela fé — nós, precisamente: «Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste» (Jo 17,25). Dom magnífico, grande graça, gloriosa promessa. […] Quereis estar onde Ele é exaltado? Sede humildes onde Ele foi humilde.

«O discípulo não está acima do mestre» (Mt 10,24). […] No entanto, os filhos de Zebedeu, antes de terem sofrido a humilhação, em conformidade com a Paixão do Senhor, já tinham escolhido os seus lugares, um à sua direita e o outro à sua esquerda. Queriam «levantar-se muito cedo»; por isso caminhavam em vão. O Senhor recordou-lhes a humildade, perguntando-lhes: «Podereis beber o cálice que Eu estou para beber? Eu vim para ser humilde e vós quereis ser exaltados antes de mim? Segui-me pelo caminho por onde Eu vou. Porque, se quiserdes ir por um caminho por onde Eu não vou, caminhais em vão.»

Nenhum comentário:

Postar um comentário